Pouco se conhece da cidade universitária além dos espaços da Universidade de São Paulo (USP), por estar entre as melhores universidades do mundo a cidade universitária conta com uma forte infraestrutura que cativa seus visitantes do mundo todo. Pensando nisto, observou-se a necessidade de reunir destinos que são tradicionais para aqueles que querem conhecer melhor o bairro, sua comunidade e as tradições do local em um roteiro temático para os amantes de museus e espaços que valorizam a natureza.
O roteiro é indicado para aqueles que querem conhecer o bairro em si, como seus espaços de lazer e seus educacionais, já que grande parte da população paulistana- até mesmo os próprios moradores - desconhecem a existência destes espaços. Criou-se este roteiro para despertar a curiosidade de novos visitantes ao local, assim como seus moradores com o principal intuito de preservar e divulgar tais espaços.
1º - Paço das artes
Museu que visa divulgar novos artistas, não contém acervo próprio e contém um núcleo educativo que realiza diversos projetos.
2º - Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGC) da USP
Para os amantes de ciências e tudo que envolve estruturas da terra este é o lugar certo. O museu conta com 45 mil amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos. Encontra-se na cidade universitária e está aberto de terça a sexta-feira das 8h as 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h as 16h.
3º - Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico (IO) da USP
Aos que preferem conhecer a dinâmica e a biodiversidade dos mares este é um dos lugares que não podem ficar fora do roteiro, já que mantém uma exposição permanente com um acervo dividido em módulos, que evidenciam a biodiversidade dos oceanos. É possível conhecer instrumentos utilizados para a coleta e observação oceanográfica; animais marinhos preservados (esqueleto de baleia e golfinho); paineis fotográficos e explicativos; além de diversos aquários que reproduzem setores do ecossistema marinho. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 15h30.
4º -Museu de Anatomia Veterinária (MAV)
Para agregar mais conhecimento aos usuários deste roteiro o Museu de Anatomia Veterinária contém mais de mil peças em seu acervo e inaugurou recentemente a exposição Dimensões do Corpo: da anatomia à microscopia, indicado para todas as idades. O MAV funciona de terça à sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 14 horas.
5º - Praça do Relógio
Como o nome diz, a praça tem um enorme relógio vertical, que pode ser visto de quase qualquer ponto do campus. O espaço é cercado de árvores por todos os lados, mas seu centro é feito de cimento plano, o que convida skatistas, ciclistas, patinadores, acrobatas, praticantes de yoga, tai chi, e até praticantes de rollerski (uma versão do esqui no asfalto), a passarem por lá.
A Praça do Relógio funciona também como ponto de encontro para os estudantes e visitantes, mas é especialmente estratégico para apreciar o pôr do sol. Traga uma canga ou toalha e a cesta de lanches. Agora é só encontrar um cantinho para o seu piquenique. Muitas famílias levam as crianças para correrem à vontade no espaço livre, e muitas aprendem a andar de bicicleta ali. É um ambiente tranquilo e seguro, feito para estes momentos.
6º - Esportes da USP
E para terminar o roteiro em grande estilo, para aqueles que nunca visitaram o bairro vão se encantar com as ruas em estilo nada tradicionais em comparação as ruas de São Paulo no geral, o lugar conta com muitas árvores, espaços para caminhar e praticar diversos esportes durante o final de semana com a família. Os visitantes conseguem esquecer a vida "estressante" típica dos paulistanos para conhecer um local calmo, silencioso e com um ambiente agradável e familiar.
O acesso à Cidade Universitária é livre aos sábados entre as 5h e 14h, e de segunda a sexta, entre 5h e 20h. Aos domingos, feriados e demais horários, o acesso é controlado, e é preciso apresentar documento e dizer o seu destino.
Para quem não conhece o campus, a dica é passar de carro ou ônibus (Circular, que transcorre toda a Cidade Universitária) para descobrir as principais avenidas, ruas paralelas, subidas leves e íngremes, que não faltam por lá. Para quem não dispensa orientação, pode procurar uma das muitas consultorias esportivas que fazem plantão em pontos estratégicos acompanhando seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário